Dengue dispara em Mato Grosso e já soma quase 250 casos em janeiro
Redação
ALERTA
O ano de 2026 começou em alerta em Mato Grosso com o avanço da dengue. Em menos de 20 dias, já foram confirmados 249 casos da doença em 41 municípios, com média de 16 registros por dia. Os dados do Ministério da Saúde apontam ainda uma morte em investigação.
As cidades com mais ocorrências são Sinop (61 casos), Tangará da Serra (26), Várzea Grande (16), Nova Mutum (13), Cáceres e Cuiabá (10 cada).
Com a chegada das chuvas, o cenário preocupa ainda mais, já que a umidade favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em Cuiabá, moradores já sentem os impactos. O comerciante Cristian Corrêa Mores, de 30 anos, e as duas filhas contraíram a doença no início do ano. Ele afirma que cuida do quintal, mas aponta problemas na vizinhança, como esgoto a céu aberto e córrego tomado pelo mato.
Em vários pontos da Capital, o acúmulo de lixo, pneus, entulhos e recipientes com água parada tem contribuído para a proliferação do mosquito, reforçando a necessidade de ações mais rigorosas de limpeza, fiscalização e conscientização da população.