Mais de 30 mil vagas seguem abertas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026


14/01/2026 às 10:14
redação

Educação

A rede estadual de ensino de Mato Grosso ainda conta com mais de 30 mil vagas abertas para matrículas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio para o ano letivo de 2026. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), até esta terça-feira (13.1), 272.588 estudantes já estavam matriculados nas unidades da rede.

A meta da Seduc é alcançar 303.907 alunos matriculados no ensino regular até o início das aulas, marcado para o dia 2 de fevereiro. Para ampliar o número de estudantes atendidos, as escolas estaduais deram início nesta semana à convocação dos alunos que aguardam na lista de espera e seguem realizando matrículas presenciais diretamente nos balcões das secretarias escolares.

Mesmo durante o período de férias, o atendimento ao público continua ativo. A medida tem como objetivo garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública estadual de ensino antes do início do ano letivo.

Quando não há vaga disponível na escola escolhida, a orientação é que pais ou responsáveis procurem as Diretorias Regionais de Educação (DREs). As unidades regionais prestam apoio às famílias e auxiliam na localização de outras escolas da rede com disponibilidade de vagas.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, fez uma avaliação positiva do processo de matrículas e destacou a eficiência do sistema digital adotado pelo Governo. “O sistema de Matrícula Web funcionou de forma eficiente, segura e transparente, facilitando o acesso das famílias e dando mais agilidade a todo o processo”.

“Ainda assim”, completou ele, “para quem não conseguiu vaga pela internet, reforçamos que as escolas da rede estadual continuam de portas abertas, inclusive durante as férias, com equipes preparadas para atender presencialmente. Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola e assegurar o direito à educação para todos”, afirmou.

O secretário reforça que este é um período decisivo para a organização do ano letivo de 2026 e orienta as famílias a procurarem as escolas o quanto antes, evitando deixar a matrícula para a última hora e garantindo a vaga dos estudantes na rede estadual.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Educação estadual vai incluir combate à violência contra mulheres no currículo escolar
  • Mato Grosso - Prefeitura de Cuiabá convoca 16 profissionais da saúde para início imediato
  • Pelando - Yasmin Brunet assume namoro com empresário Ronald Lopes
  • Mato Grosso - Fundos de aval liberam R$ 40 milhões para pequenos negócios em MT
  • Política Mundo - Justiça italiana adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli
  • Política MT - Garcia defende unidade do grupo político para eleição ao Governo de MT
  • Entrevista - David Beckham se pronuncia após acusações do filho Brooklyn
  • Geral - Após assalto, Mário Gomes passa a dormir em estúdio da própria casa
  • Entrevista - Sonia Abrão critica Globo por condução de caso de assédio no BBB26
  • Política MT - Dilmar diz que governo tenta ajustar RGA antes da votação para garantir pagamento em janeiro