Feriados de 2026 trazem várias chances de viagens e folgas prolongadas
Redação
Calendário
Com o início do ano, muitos brasileiros já começam a planejar viagens com base no calendário de feriados de 2026. As datas prolongadas são especialmente atrativas para o setor de turismo, que se beneficia do aumento na procura por passagens e hospedagens.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos. Embora voltado ao serviço público federal, o cronograma serve como referência para trabalhadores em geral e para o planejamento do turismo no país.
O ano oferece boas oportunidades para emendar folgas, principalmente no primeiro semestre. Em fevereiro, o Carnaval terá ponto facultativo nos dias 16 e 17, com a Quarta-Feira de Cinzas (18) sendo facultativa até as 14h.
Abril concentra alguns dos principais feriadões. A Paixão de Cristo será celebrada em 3 de abril, uma sexta-feira. No dia 21, Tiradentes cai numa terça-feira, com ponto facultativo no dia 20 para servidores federais, formando um feriado prolongado. O mês também inclui o aniversário de Cuiabá, em 8 de abril, feriado municipal.
Em maio, o Dia do Trabalho, em 1º de maio, será numa sexta-feira. Já em junho, Corpus Christi acontece em 4 de junho, com ponto facultativo também no dia 5, possibilitando quatro dias consecutivos de descanso.
No segundo semestre, o feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, cairá numa segunda-feira. Em outubro, Nossa Senhora Aparecida será celebrada no dia 12, e o Dia do Servidor Público Federal, em 28 de outubro, será ponto facultativo.
Novembro terá três feriados nacionais: Finados, no dia 2; Proclamação da República, no dia 15; e o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
O ano termina com o Natal, em 25 de dezembro, e o Ano Novo. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o ponto facultativo começa após as 13 horas, facilitando o planejamento das festas de fim de ano.