BC Protege+ bloqueia mais de 3 mil tentativas de fraude
Redação
Ferramenta
O Banco Central registrou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas barradas pelo BC Protege+ nos primeiros três dias de funcionamento do serviço. Segundo balanço divulgado, 193,8 mil usuários já ativaram a proteção, e as instituições financeiras realizaram 3,04 milhões de consultas ao sistema.
Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é gratuito e impede que contas-corrente, poupança ou contas de pagamento pré-pagas sejam abertas em nome do usuário sem autorização. Ao ativar a proteção, a pessoa ou empresa declara que não deseja abrir contas nem ser incluída como titular em contas de terceiros. A consulta ao sistema é obrigatória para os bancos antes de aprovar qualquer abertura.
O serviço funciona como uma barreira adicional contra golpes de falsidade ideológica e contratação indevida de produtos financeiros.
Como ativar
Acessar o Meu BC usando conta gov.br de nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas;
Selecionar o serviço BC Protege+ e ativar;
Empresas também podem habilitar a proteção por meio de seus representantes cadastrados.
Como desativar
Se o usuário quiser abrir uma nova conta, basta desativar temporariamente o serviço no Meu BC e reativá-lo depois. O BC recomenda programar a reativação automática para manter a segurança.
O recurso pode ser ativado ou desativado a qualquer momento e não tem custo.