Hospital Central recebe robô cirúrgico Da Vinci XI e amplia tecnologia de ponta no SUS
Redação
INVESTIMENTOS
O Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (3) o sistema de cirurgia robótica Da Vinci XI, um dos mais avançados do mundo para procedimentos minimamente invasivos. O equipamento permitirá cirurgias em áreas como urologia, oncologia, aparelho digestivo, ginecologia, coloproctologia e pediatria.
A aquisição é fruto de um investimento de R$ 8,1 milhões, realizado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, que também apoiará a capacitação das equipes. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o hospital prestará atendimento 100% gratuito pelo SUS.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o impacto da nova tecnologia. “É o que há de mais moderno em cirurgia robótica, reduz tempo de internação e acelera a recuperação. O Hospital Central representa o padrão de qualidade que queremos para todo o Estado.”
A diretora da unidade, Alessandra Bokor, reforçou que o Einstein compartilhará sua experiência de mais de 15 anos com cirurgia robótica, sendo o único centro certificador da América Latina.
O Hospital Central será inaugurado em 19 de dezembro e iniciará atendimentos no dia 19 de janeiro de 2026, com cirurgias gerais, ortopédicas, urológicas, oncológicas e serviços de hemodinâmica. As demais especialidades serão ativadas em quatro etapas mensais, até abril.
Entre as áreas previstas para operar futuramente estão cardiologia, vascular, neurocirurgia e transplantes.