Mauro adia decisão sobre candidatura ao Senado e só deve anunciar em 2026
Redação
ELEIÇÕES
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou que ainda não decidiu se será candidato ao Senado em 2026, apesar de aparecer como favorito em cenários eleitorais. Em entrevista nesta terça-feira, ele declarou que a escolha só será tomada no início do próximo ano.
De acordo com o governador, a decisão envolve fatores pessoais e políticos.
“É uma escolha difícil. Eu considero minha família, minha esposa e o contexto político. Não é hora de definir. Provavelmente decidirei em março de 2026”, disse.
O período citado coincide com o prazo legal para renúncia de cargos do Executivo, exigido pela Justiça Eleitoral para quem pretende disputar outras funções. Para concorrer, Mendes teria que deixar o governo seis meses antes da eleição, prevista para 4 de outubro de 2026.
Mesmo sem confirmar a candidatura, Mendes tem recebido apoio de lideranças políticas e aparece entre os nomes mais competitivos. Ele é visto como possível candidato com respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e poderia integrar uma chapa com o deputado federal José Medeiros (PL).
O governador, porém, minimizou alianças e afirmou que eventuais apoios não serão determinantes.
“Todo apoio é bem-vindo, mas minha decisão não depende disso. São vários fatores a analisar. Comunico quando for o momento”, declarou.
Mauro Mendes também ressaltou que sempre adotou cautela ao anunciar candidaturas e que pretende repetir o mesmo comportamento.
“Foi assim em 2008, 2010, 2012 e 2018. Eu avalio com calma e só anuncio quando estiver decidido”, completou.