UFMT reforça segurança com novo sistema de câmeras inteligentes
Redação
Programa Vigia Mais MT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) colocou em operação, na última sexta-feira (14), um novo sistema de monitoramento no campus de Cuiabá, instalado por meio do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública. A medida foi adotada após a sequência de crimes ocorridos na instituição, incluindo o feminicídio e estupro de Solange Aparecida Sobrinho, em julho.
O campus recebeu 66 câmeras inteligentes de longo alcance, integradas a uma plataforma que conecta diferentes órgãos de segurança. O sistema utiliza reconhecimento facial, leitura de veículos mesmo sem placa e rastreamento de trajetos, com armazenamento das imagens por até 10 dias.
A reitora Marluce Souza e Silva afirmou que o objetivo é aumentar a segurança e impedir a entrada de pessoas sem vínculo com a universidade, já que a maioria das ocorrências envolve indivíduos externos à comunidade acadêmica.
O programa Vigia Mais MT reúne câmeras, softwares e sistemas de diversas instituições em uma única central de monitoramento, agilizando respostas em situações de risco.