MT avança com maior ferrovia em construção no país
Redação
REFERÊNCIA
A Folha de S. Paulo destacou neste domingo (16/11) o rápido progresso da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso, considerada hoje o maior projeto ferroviário em execução no Brasil. A obra, construída pela Rumo Logística em um modelo regulatório inédito, prevê 743 km de trilhos até 2030 e investimentos que podem chegar a R$ 15 bilhões.
Com base operacional em Rondonópolis, a ferrovia terá dois ramais: um até Cuiabá e outro passando por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Quando concluído, o traçado ligará 16 municípios à malha paulista, criando um novo corredor nacional de exportação e ampliando o escoamento dos grãos mato-grossenses rumo ao Porto de Santos.
A reportagem aponta que o corredor ferroviário poderá transportar cerca de 40% dos 150 milhões de toneladas de grãos exportados pelo Brasil em 2024, principalmente soja e milho produzidos no estado.
A obra impressiona pela complexidade: 21 viadutos, 22 pontes e 2 km de túneis. Especialistas destacam que o modelo de ferrovia autorizada abre portas para novos investimentos privados no setor.
O impacto econômico também é expressivo. A ferrovia deve gerar cerca de 145 mil empregos diretos e indiretos. Apenas na fase atual, já foram criadas 5 mil vagas, representando 60% das oportunidades em obras de infraestrutura no estado.
O primeiro trecho, de 211 km entre Rondonópolis e Campo Verde, tem custo estimado de R$ 5 bilhões. A previsão é de que 160 km sejam entregues já em 2026, antecipando melhorias logísticas antes mesmo da finalização total do projeto.
Com a expansão dos trilhos, Mato Grosso se prepara para uma transformação estrutural no transporte de cargas, reduzindo a dependência das rodovias e fortalecendo a competitividade do agronegócio.