MT vira referência nacional com muralha digital de segurança
Redação
Vigia Mais MT
Aliar tecnologia e inteligência humana tem transformado a segurança pública em Mato Grosso em um modelo de eficiência. Com o programa Vigia Mais MT, o estado se tornou o mais vigiado da América Latina, com 15,9 mil câmeras em operação em 129 municípios, resultado de um projeto inovador idealizado pelo governador Mauro Mendes e executado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Inspirado no conceito de muralha digital visto em países asiáticos, o sistema integra câmeras de alta precisão que monitoram estradas, escolas, áreas urbanas e zonas de fronteira em tempo real. “Nós cercamos o estado. Agora, o criminoso que tenta migrar para outro município é identificado no trajeto. Ou ele é preso, ou vai embora de Mato Grosso”, destacou o assessor técnico da Sesp, Leandro Alves.
Os resultados são expressivos: nos primeiros municípios com cobertura total, os índices de criminalidade caíram em média 46%, chegando a 75% na redução de furtos e roubos de veículos. Além disso, o sistema ampliou a capacidade de investigação da Polícia Civil e proporcionou economia milionária em áreas como educação — com o Vigia Mais Educação, que permitiu à Seduc economizar R$ 25 milhões no primeiro ano de operação.
Totalmente desenvolvido por técnicos mato-grossenses, o Vigia Mais MT se consolidou como um case nacional de tecnologia pública. A iniciativa alia segurança, eficiência e inovação, mostrando que Mato Grosso está na vanguarda da gestão moderna e do uso responsável da tecnologia a serviço da população.