Hospital Central será inaugurado em dezembro e marca nova era na saúde
Redação
Inauguração
O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19 de dezembro a inauguração do Hospital Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7), ao lado do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Após 34 anos de obras paralisadas, a unidade está 100% concluída, com estrutura moderna e equipamentos em fase final de instalação. A gestão será realizada pelo Hospital Albert Einstein, considerado o melhor do Brasil e o 22º melhor do mundo.
“Será o melhor hospital de Mato Grosso, melhor até que muitos privados, e totalmente gratuito para a população. Uma das maiores entregas da saúde pública do país”, destacou Mendes.
De acordo com Figueiredo, o hospital será aberto a visitas guiadas logo após a inauguração, seguido pelo processo de desinfecção. O início do atendimento ao público está previsto para 19 de janeiro de 2026.
A unidade contará com 287 leitos, sendo 60 de UTI, 36 de UCI e 191 de enfermaria, além de estrutura para realizar 32 mil consultas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias por ano.
Com 32 mil m² de área construída, o Hospital Central oferecerá serviços de média e alta complexidade, incluindo cirurgias robóticas em cinco especialidades e previsão de ampliação para transplantes de rim e fígado.
A entrega simboliza o renascimento de um projeto aguardado há quatro décadas e consolida Cuiabá como referência em saúde pública de excelência.