TCE orienta vereadores sobre projetos com impacto de R$ 40 milhões
Redação
Várzea Grande
Quinze vereadores de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quarta-feira (5) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, e os conselheiros Antônio Joaquim e Guilherme Maluf para discutir seis projetos de lei enviados pela prefeitura que tratam da reestruturação de carreiras e recomposição salarial de 256 servidores municipais. O impacto financeiro estimado é de R$ 40 milhões nos próximos dois anos.
Durante o encontro, os conselheiros alertaram para a falta de informações contábeis seguras da prefeitura, que está em atraso com o envio dos dados financeiros e da folha de pagamento ao TCE desde março de 2025. Sérgio Ricardo ressaltou que não é possível aprovar os projetos sem um estudo real de impacto orçamentário e capacidade de pagamento.
O conselheiro Guilherme Maluf elogiou a postura dos vereadores e defendeu cautela na análise das propostas, lembrando que o município enfrenta dificuldades financeiras. Já Antônio Joaquim recomendou que a Câmara solicite o apoio técnico do TCE antes de votar os projetos.
Para o procurador do Legislativo, Ismael Alves, o parecer do Tribunal dará segurança jurídica aos parlamentares. O presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), afirmou que a análise é necessária diante das dificuldades da prefeitura para pagar servidores e fornecedores.
O líder da prefeita Flávia Moretti (PL), vereador Bruno Rios (PL), foi quem sugeriu a reunião. Já o vereador Rogerinho Dakar (PSB) reforçou que o Legislativo é favorável à valorização dos servidores, mas quer votar os projetos com responsabilidade.