Governo prepara missão aos EUA após “boa química” entre Lula e Trump
Redação
Tarifaço
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou que o governo brasileiro deve enviar nos próximos dias uma comitiva aos Estados Unidos para tentar derrubar as tarifas de até 50% aplicadas sobre produtos nacionais. A medida é resultado direto do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, realizado durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia — reunião marcada, segundo Fávaro, por uma “boa química” entre os dois líderes.
Segundo o ministro, o diálogo com os norte-americanos foi restabelecido e o objetivo agora é avançar nas negociações comerciais. “Nada resiste ao diálogo. É determinação do presidente que o acordo entre Brasil e Estados Unidos seja formalizado o mais rápido possível”, declarou durante agenda em Cuiabá.
A comitiva que seguirá para Washington será formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo chanceler Mauro Vieira. A viagem deve ocorrer já na próxima semana.
As tarifas impostas por Trump desde 6 de agosto afetam especialmente o café brasileiro — produto que representa cerca de um terço das exportações de grãos para os EUA. Apesar do clima amistoso com Lula, o republicano ainda não sinalizou quando ou se pretende suspender o tarifaço.