MS amplia distribuição de absorventes nas unidades de Saúde
Redação
Dignidade Mentrual
O Ministério da Saúde passou a oferecer, a partir desta terça-feira (28), uma nova forma de acesso ao Programa Dignidade Menstrual. Agora, além do aplicativo Meu SUS Digital, as autorizações para retirada gratuita de absorventes também podem ser obtidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil.
O objetivo da mudança é facilitar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando o alcance do programa e garantindo mais autonomia às beneficiárias. A ação foi anunciada durante o lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde pela secretária de Atenção Primária, Ana Luiza Caldas.
A entrega dos absorventes continua sendo realizada em farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular. Cada beneficiária pode retirar 40 unidades a cada 56 dias – quantidade equivalente a dois ciclos menstruais. Outra melhoria importante é que adolescentes de 12 a 16 anos podem realizar a retirada sozinhas, sem a necessidade de um responsável.
Para receber o benefício, é preciso apresentar documento com foto, CPF e a autorização do programa — impressa ou digital.
De acordo com o Ministério da Saúde, a presença das UBS no processo fortalece o cuidado com a saúde menstrual, aproxima o serviço das famílias e facilita o esclarecimento de dúvidas sobre o tema.