OAB-MT repudia atitude de Medeiros em comissão do INSS
Redação
Manifestação
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, manifestou repúdio ao comportamento do deputado federal José Medeiros (PL-MT) durante a sessão da CPMI do INSS, realizada na quinta-feira (23). O parlamentar mandou a advogada Izabella Gomes “calar a boca” durante uma discussão, atitude classificada por Gisela como um “inaceitável desrespeito à advocacia e violação às prerrogativas”.
Segundo a presidente, Medeiros ultrapassou os limites do exercício parlamentar ao ofender a profissional no desempenho de sua função e ao tentar “criminalizar a advocacia com expressões de cunho pejorativo”.
Gisela reforçou que o respeito ao contraditório e à ampla defesa é fundamental para o Estado Democrático de Direito. “O mandato parlamentar deve observar os mesmos princípios que garantem a atuação dos advogados e advogadas”, afirmou.
A OAB-MT, segundo Gisela, continuará adotando todas as medidas cabíveis para assegurar o respeito à classe e às prerrogativas profissionais. “Agiremos com firmeza, em conjunto com o Conselho Federal, para exigir respeito à advocacia”, concluiu.