VG recebe reforço para ampliar mutirão de cirurgias eletivas
Redação
Recursos do Governo
O município de Várzea Grande vai receber R$ 571,5 mil do Governo de Mato Grosso para fortalecer o mutirão de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O repasse faz parte do programa Fila Zero na Cirurgia, que busca acelerar procedimentos e garantir atendimento mais ágil em todo o Estado.
Ao todo, o governo estadual destinou R$ 5 milhões a 15 municípios, conforme a Portaria nº 0746/2025, assinada pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os recursos serão aplicados em produções hospitalares e ambulatoriais realizadas entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, incluindo cirurgias, consultas e exames.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado após a pandemia, garantindo o ritmo de cirurgias e o uso do sistema INDICA-SUS para monitoramento em tempo real dos procedimentos.
Além de Várzea Grande, também foram contemplados Cuiabá, Campo Verde, Nova Santa Helena, Paranaíta, Vila Rica, Alta Floresta, Marcelândia, Barra do Garças, Campinápolis, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Novo São Joaquim, São Félix do Araguaia e Torixoréu.
Criado em 2024, o Fila Zero na Cirurgia substitui o antigo Mais MT Cirurgias, com repasses regulares voltados a ampliar a capacidade de atendimento e a oferta de procedimentos no SUS em Mato Grosso.