MT deve ter parceria com China para intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento
Suzana Agnello
China
A comitiva do Governo de Mato Grosso, que está em visita na China, se reuniu com o governador da cidade de Hainan, Liu Xiaoming, onde foi proposto a parceria entre o Estado e a cidade chinesa. O propósito desse encontro, foi a melhoria no intercâmbio e troca de experiências no setor de agricultura e tecnologia.
O governador Mauro Mendes destacou entre os termos de cooperação que deverão ser assinados, a melhoria da qualidade e produtividade no setor agropecuário. “Acho que uma cooperação entre os dois estados poderá beneficiar o nosso povo é estreitar as relações”.
Como ponto central para as negociações dos futuros investimentos, Mauro Mendes nomeou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, juntamente com os presidentes Fernando Cadore (Aprosoja) e Vilmondes Tomain (Famato).
“Nós queremos firmar essa parceria, porque entendemos que isso irá beneficiar o nosso estado, pois poderá agregar tecnologias e ajudar os nossos produtores, principalmente o médio e o pequeno”, ressaltou Mauro Mendes.
Ainda sobre o interesse em parcerias nas irrigações e armazenagens, o governador reforçou que a irrigação e armazenagem são também prioridades.
“Nosso principal problema hoje é na armazenagem dos grãos, mais de 50 milhões de toneladas precisam de armazenagem. É fundamental construir mais silos e garantir isso aos pequenos. Vamos construir essa solução com o governo chinês”, disse Mauro.
Após a reunião o governador Liu Xiaoming ofereceu um grandioso jantar à toda comitiva presente, que contava com a primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.
Além dos deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae.