TCE-MT anuncia criação de censo anual para diagnosticar realidade dos municípios
Redação
AVALIAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai realizar um censo estadual próprio e anual para levantar dados socioeconômicos detalhados dos 142 municípios do estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
A iniciativa pretende gerar um diagnóstico em tempo real, servindo como ferramenta de apoio à formulação de políticas públicas e ao acompanhamento da aplicação de recursos.
Durante a coletiva, Sérgio Ricardo ressaltou desigualdades e problemas sociais do estado:
3,8 milhões de habitantes, sendo 1 milhão inscritos no Bolsa Família;
Produção recorde de carne, soja, milho e algodão, mas liderança em casos de hanseníase e feminicídios;
Existência de cerca de 80 favelas em Cuiabá e Várzea Grande;
Maior frota de jatinhos particulares do Brasil.
“O censo vai nos permitir entender município por município: arrecadação, empregos, saúde, educação e realidade social”, afirmou.
Ao contrário do censo demográfico do IBGE, realizado a cada dez anos, o levantamento do TCE será anual e mais detalhado, abrangendo desde o perímetro urbano e rural até o potencial agrícola e industrial de cada cidade.
Segundo Sérgio Ricardo, o censo será fundamental para cruzar informações com as prestações de contas dos prefeitos, aumentando o rigor na fiscalização. “Nós vamos comparar a prestação de contas dos prefeitos com a realidade que conhecemos. Nenhum município se autossustenta, todos dependem de repasses — e essa situação só piora”, destacou.