Pivetta diz que manifestações levaram ao arquivamento da PEC da Blindagem
Redação
OPINIAÕ PÚBLICA
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) avaliou que o arquivamento da PEC da Blindagem pelo Senado refletiu o sentimento da população e foi influenciado pelas manifestações de 21 de setembro, organizadas em várias cidades do país.
Segundo ele, a mobilização popular pressionou o Congresso a recuar diante de uma proposta considerada impopular. “Foi enterrada de acordo com o sentimento da população. A sociedade se movimentou e os políticos perceberam”, afirmou.
A PEC previa ampliar a imunidade parlamentar e restringir investigações contra deputados e senadores, dependendo de autorização das respectivas Casas Legislativas. O texto foi criticado por juristas e movimentos sociais, que o classificaram como “salvo-conduto para crimes”.
Pivetta destacou que o Senado evitou desgaste ao barrar a medida e defendeu que a política deve se manter conectada às expectativas da sociedade.
Durante os debates, o vice-governador também reforçou sua defesa da anistia ampla aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. “Esse pessoal já sofreu castigo grande nesses quase quatro anos. Já está de bom tamanho”, disse.