TCE exige regularização e Várzea Grande prepara concurso com 6 mil vagas
Redação
CONCURSO
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou nesta quinta-feira (25) que o município pretende lançar, até o fim de 2025, um concurso público com cerca de 6 mil vagas. A medida atende à determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deu prazo de 120 dias para a Prefeitura reduzir o número de contratos temporários, hoje responsáveis por 61% da força de trabalho.
Segundo a gestora, os estudos técnicos já foram iniciados. “Nós começamos a estruturar a planilha do concurso público, que deve ser publicada no final do ano, com quase 6 mil vagas. Além disso, a Secretaria de Saúde vai abrir um seletivo”, afirmou.
A Prefeitura também deve lançar processos seletivos específicos. A Secretaria de Saúde prepara editais próprios, enquanto a Secretaria de Educação foi orientada a organizar seleções para funções como Técnico de Desenvolvimento Educacional (TDE) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI).
De acordo com Flávia Moretti, os formatos de seleção — concurso ou seletivo — serão definidos conforme a demanda de cada área. “Não podemos simplesmente encerrar todos os contratos temporários antes de ter as novas contratações. Estamos organizando esse processo dentro do prazo estabelecido pelo TCE”, explicou.
A prefeita destacou que a substituição dos temporários será feita de forma gradativa, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, garantindo mais estabilidade aos serviços públicos e segurança jurídica à administração municipal.