Vice-prefeita de Cuiabá defende debate sobre violência de gênero em encontro da ALMT
Redação
DEBATE
A vice-prefeita de Cuiabá, Vania Rosa (Novo), participou nesta segunda-feira (8) do 1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, e reforçou a importância de ampliar o debate sobre a violência de gênero.
Representando a Capital, Vania afirmou que a discussão é também uma missão pessoal. “Participar e presenciar isso, poder somar num momento como esse, para mim é extremamente importante. Eu não posso me omitir numa missão dessa. É primordial estar aqui hoje”, declarou.
Ao ser questionada sobre a presença de hostilidade contra mulheres, a vice-prefeita reconheceu que a desigualdade de gênero persiste, sobretudo em espaços historicamente masculinizados.
“Em todos os cenários, o ser mulher pode gerar hostilidade. Muitas vezes, os ambientes são hostis, desde a adolescência, nas formas de inclusão. É algo natural do ser humano, mas que precisa ser enfrentado”, disse.
O encontro teve como foco a violência de gênero na política. Vania destacou que, à medida que cresce a presença feminina nesses espaços, também aumentam os episódios de violência.
“Quando as mulheres entram na política, é natural que isso aconteça. Precisamos identificar as ações que geram a violência política de gênero e suas nuances. Diferente da violência doméstica, que muitas vezes termina na agressão física, no cenário político ela pode se manifestar de outras formas”, ressaltou.
O evento reuniu autoridades, parlamentares e especialistas para discutir medidas de enfrentamento à violência contra a mulher, em especial no exercício da vida pública.