Mato Grosso reduz em 71% áreas atingidas por incêndios florestais
Redação
COMBATE
Mato Grosso registrou queda de 71% nas áreas afetadas por incêndios florestais em 2025, segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados da NASA. Entre janeiro e agosto, foram 859,5 mil hectares queimados, sendo menos de 1% no Pantanal (5,8 mil hectares).
O resultado é atribuído ao reforço das políticas públicas de prevenção e combate, aliado a condições climáticas mais favoráveis, com chuvas acima da média e temperaturas mais amenas. No Pantanal, a antecipação do período proibitivo para o uso do fogo (a partir de 1º de junho) e a instalação da Sala de Situação em Poconé permitiram resposta rápida aos focos.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, destacou que as ações em todos os biomas resultaram em recordes históricos durante o período proibitivo. No entanto, ele reforçou a necessidade de maior apoio federal, já que 56% dos focos de calor ocorreram em áreas sob jurisdição da União, como terras indígenas e assentamentos.
Para enfrentar a temporada de estiagem, o Corpo de Bombeiros Militar conta com 1.420 militares, 250 brigadistas temporários, 80 viaturas e até oito aeronaves. O Estado investe R$ 125 milhões em ações contra incêndios e desmatamento ilegal, sendo R$ 78 milhões destinados ao fortalecimento da corporação.