Curso de defesa pessoal fortalece mulheres e combate à violência
Redação
AGOSTO LILÁS
O curso gratuito de defesa pessoal “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, lançado pela Prefeitura de Cuiabá, representa muito mais do que aulas práticas: é uma ferramenta de autonomia, empoderamento e prevenção contra a violência. A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. O lançamento do projeto “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana” será nesta quinta (28), a partir das 17h, na sede da Secretaria Municipal da Mulher.
Voltado exclusivamente para o público feminino, o curso oferece às participantes não apenas técnicas de defesa pessoal, mas também a oportunidade de fortalecer a autoconfiança e aprender a agir em situações de risco. “É um espaço onde a mulher se reconhece como protagonista da própria segurança, adquirindo habilidades físicas e emocionais para se proteger”, destaca a secretária municipal da Mulher.
Ao todo, 80 mulheres terão a oportunidade de participar gratuitamente do curso, que será ministrado pela professora e faixa-preta de jiu-jitsu Polyanna Souza de Araújo. As aulas terão início no dia 1º de setembro, no CIA Centro, e serão realizadas em dois pontos da cidade para facilitar o acesso das participantes.
As atividades acontecerão sempre às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, na 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, em frente à Praça Alencastro, e às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, na sede da Secretaria da Mulher.
Com essa programação, o curso garante regularidade, disciplina e um espaço de aprendizado contínuo, onde as alunas poderão desenvolver técnicas de defesa pessoal e fortalecer tanto o corpo quanto a mente.