Educação e Justiça se unem para enfrentar a violência contra a mulher em MT


15/08/2025 às 13:36
Redação

Parceria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), formalizou nesta quinta-feira (15.08) o Protocolo de Intenções para a realização do concurso escolar A Escola Ensina, A Mulher Agradece.

O ato, realizado na sede do Judiciário em Cuiabá, também marcou o início da capacitação O Papel da Educação no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, voltada a gestores, diretores e professores da rede estadual de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, ressaltou que o combate à violência de gênero começa com a mudança cultural. “A violência não começa com um ato extremo, começa com a omissão, com a cultura do silêncio e a banalização da desigualdade. É por isso que a educação é a resposta mais eficaz e duradoura”, afirmou.

Durante seu discurso, Russi reforçou o compromisso do Legislativo, lembrando ações já aprovadas, como a criação da Procuradoria Especial da Mulher, leis de proteção em bares e restaurantes, destinação de emendas para a rede de atendimento e adesão a campanhas como Agosto Lilás e Sinal Vermelho Contra a Violência. Ele também elogiou a atuação da desembargadora Maria Erotides Kneip, referência no enfrentamento às causas sociais.

Maria Erotides destacou que o protocolo funciona como “um guarda-chuva” para as políticas públicas de proteção às mulheres e lembrou que, desde 2019, já foram instaladas 75 redes de enfrentamento no Estado, com meta de chegar a 100 até o fim de 2025. “Capacitamos, agimos e enfrentamos números que ainda não são bons, mas mostram que nossas mulheres estão denunciando”, disse.

O projeto combina concurso escolar e formação de educadores para identificar sinais de abuso, prevenir comportamentos violentos e estimular o respeito dentro e fora das escolas, transformando professores e gestores em multiplicadores dessa conscientização.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Megadeth anuncia último álbum e turnê de despedida para 2026
  • Geral - Filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves ganha mesversário inspirado no “Numanice”
  • Geral - Fernanda Paes Leme relata saudade da filha após 10 dias de gravações
  • Geral - Especialista alerta para cinco gatilhos que levam ao reganho de peso
  • Geral - Mariana Rios escolhe nome raro para o filho e rebate críticas
  • Política MT - Fábio defende chapa com Mauro e Jayme ao Senado em 2026
  • Geral - Filha de Glória Maria homenageia a mãe no dia em que completaria 76 anos
  • Pelando - Rayane Figliuzzi acusa ex de usar filho para engajamento nas redes sociais
  • Política MT - Ananias Filho assume interinamente a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá
  • Mato Grosso - Mato Grosso mantém ritmo acelerado e conquista terceira menor taxa de desemprego do país