Mato Grosso mantém ritmo acelerado e conquista terceira menor taxa de desemprego do país
Redação
Mercado
Mato Grosso encerrou o segundo trimestre de 2025 com apenas 2,8% de desemprego, ocupando a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina (2,2%) e Rondônia (2,3%). O resultado, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo IBGE, mostra que o estado segue bem abaixo da média nacional de 5,8% e consolida-se como um dos mais dinâmicos do Brasil em geração de empregos.
O desempenho representa queda em relação aos 3,5% registrados no primeiro trimestre deste ano e também é melhor que o índice de 3,3% no mesmo período de 2024. Apenas nos primeiros seis meses de 2025, foram criadas 360 mil vagas formais, segundo o Caged.
Atualmente, Mato Grosso conta com 2,02 milhões de pessoas ocupadas, sendo 849 mil com carteira assinada no setor privado, 246 mil no serviço público e 719 mil em atividades informais. O número de trabalhadores subutilizados também caiu, passando de 175 mil para 146 mil em um ano.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números refletem planejamento e investimentos contínuos. “Estamos fortalecendo setores estratégicos, atraindo novos negócios e criando um ambiente econômico sólido, transformando Mato Grosso em um verdadeiro gigante em oportunidades”, afirmou.