Exportações de carne bovina batem recorde em julho, apesar de tarifa dos EUA
Redação
Dados
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um novo recorde em julho, com 310,2 mil toneladas embarcadas — alta de 15,3% em relação a junho e de 4% sobre o recorde anterior, registrado em outubro de 2024. A receita também foi histórica, somando R$ 9,2 bilhões.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Secex, no mesmo dia em que entrou em vigor a nova tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre a carne bovina brasileira.
Mesmo com o impacto da medida, os embarques para os EUA se mantiveram estáveis: 18.235 toneladas, apenas 2 a mais que em junho. No entanto, a participação dos EUA nas exportações brasileiras caiu de 6,8% para 5,9%.
Já a China aumentou sua fatia, passando de 50% para 51,1% das compras, com alta de 14,8% no volume importado. Outros países também ampliaram suas aquisições.
Pesquisadores do Cepea avaliam que, diante da nova tarifa norte-americana, a indústria brasileira agiu rapidamente para diversificar os destinos e pode transferir parte das operações com os EUA para filiais em países não afetados pela taxação.