Lula critica tarifa dos EUA e diz que Trump se recusa a dialogar


06/08/2025 às 09:26
Redação

Tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (5) a imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e afirmou que não irá ligar para Donald Trump, alegando falta de disposição do presidente americano para o diálogo.

“Não vou ligar para o Trump para negociar nada, porque ele não quer”, disse Lula durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. Ele afirmou, porém, que pretende convidar Trump para a COP30, que será realizada em Belém, para discutir questões climáticas.

Lula reclamou da forma como o tarifaço foi anunciado — por carta publicada nas redes sociais — e defendeu que Trump deveria ter entrado em contato com ele ou com o vice-presidente Geraldo Alckmin. “O presidente americano não tinha direito de anunciar taxações como anunciou ao Brasil”, disse.

O tarifaço de 50%, que entra em vigor nesta quarta (6), afetará cerca de 35,9% das exportações brasileiras aos EUA, o que corresponde a US$ 14,5 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Produtos como celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro foram poupados por exceções. Empresas como a Embraer conseguiram reduzir o impacto da tarifa.

Lula vê motivação eleitoral por trás da medida e afirmou que a justificativa de Trump — citando o julgamento de Jair Bolsonaro no STF como “caça às bruxas” — é meramente política.

Apesar de acenos recentes entre os dois presidentes, Lula reiterou que o Brasil responderá à medida e reforçou que "quem define os rumos do Brasil são os brasileiros". A sobretaxa também será aplicada a outros países como Japão, Coreia do Sul e membros da União Europeia, mas o Brasil será o mais afetado.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Filho de Hortência curte férias românticas com influenciadora na Costa Rica
  • Política Brasil - Deputados aderem à caminhada de Nikolas Ferreira rumo a Brasília
  • Mato Grosso - Licitação para construção de terminais do BRT é declarada deserta em MT
  • Geral - Justiça mantém prisão de ex-servidores investigados por fraude milionária
  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães