Vereador rebate Emanuel sobre dívida de Cuiabá: “Penso com a minha própria cabeça”
Redação
CPI
Durante a oitiva do ex-prefeito Emanuel Pinheiro na CPI do Estacionamento Rotativo, instalada na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta segunda-feira (7), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) rebateu uma fala do ex-gestor que fez referência a um diagnóstico apresentado por ele sobre a dívida do município.
“Prefeito Emanuel, primeiro quero dizer que o senhor se referiu a mim ao comentar o diagnóstico que fiz sobre o estoque da dívida de Cuiabá. E, de fato, costumo dizer que não sou chapéu pra ficar na cabeça dos outros. Penso com a minha própria cabeça e fiz minha própria análise”, afirmou Monteiro.
O vereador explicou que, do ponto de vista técnico, o estoque da dívida do município não representa um problema em relação à arrecadação. “Se fosse dívida versus PIB, já não seria um problema. E, no caso de Cuiabá, estamos falando de uma relação dívida/arrecadação, que está em torno de 60%. Isso por si só não representa um descontrole.”
No entanto, ele fez uma distinção entre o estoque da dívida e o fluxo de caixa da gestão. “Isso não se confunde com o desequilíbrio entre o custo operacional da cidade e a arrecadação mensal. É aí que pode haver dificuldade para pagar contas ou boletos. Isso é outra discussão e não tem absolutamente nada a ver com o estoque da dívida.”
Monteiro encerrou a fala reafirmando a importância de se analisar os dados com independência. “É só pensar com a própria cabeça, com responsabilidade e com os números certos", concluiu.