Abilio anuncia saída de Cuiabá do Consórcio de Saúde e critica gestão
Redação
DECISÃO
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou que a capital deixará o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), caso não haja mudanças na estrutura e gestão da entidade. Ele apontou como principal motivo a presidência do consórcio, atualmente sob comando do ex-deputado José Domingos Fraga, e a ligação familiar com o secretário-executivo, Neurilan Fraga, irmão do presidente.
“Não dá para continuar com esse modelo. Há problemas na condução e falta transparência. Vamos apresentar os motivos detalhadamente ao conselheiro Maluf”, disse o prefeito, em resposta ao conselheiro do TCE Guilherme Maluf, que defendeu a permanência de Cuiabá no consórcio.
Abilio também criticou a dependência da capital em relação a municípios menores no processo de compra de medicamentos, o que, segundo ele, atrasa aquisições e burocratiza o sistema. Citou ainda suspeitas de compras superfaturadas em gestões anteriores.
Segundo o prefeito, Cuiabá responde por cerca de 80% das aquisições do consórcio e possui condições de manter preços baixos mesmo fora da parceria. “Se houver uma reformulação, podemos discutir a permanência. Caso contrário, não temos interesse”, concluiu.