Prefeito propõe solução em etapas para área do Contorno Leste
Redação
PROPOSTA
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou nesta segunda-feira (30) um plano de ação para os moradores da área conhecida como Contorno Leste, durante manifestação na Praça Alencastro. Cerca de 500 pessoas participaram do protesto contra uma possível desocupação da região, que está em litígio judicial por se tratar de terreno privado.
Abilio propôs que a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) realize um novo levantamento sobre as famílias que vivem na área. O relatório atual aponta que apenas 172 das 2.594 famílias estariam em situação de vulnerabilidade. O prefeito defendeu a necessidade de dados mais precisos antes de qualquer decisão judicial.
A proposta apresentada inclui três etapas: reavaliação social da área com apoio do Ministério Público e do Judiciário; ampliação dos prazos para permitir uma análise mais detalhada; e, se confirmado que a maioria das famílias é vulnerável, articulação entre os poderes para viabilizar a compra da área, avaliada em R$ 20 milhões.
“Se a maioria estiver em vulnerabilidade, podemos discutir a regularização. Se não, o caminho é a realocação das famílias com apoio social”, afirmou o prefeito.
A reunião contou com a participação das secretárias Hélida Vilela (Assistência Social) e Michelle Dreher (Habitação), além do chefe de gabinete William Campos.