TRE-MT lança manual para orientar uso dos Pontos de Inclusão Digital
Redação
Nova ferramenta
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lançou o “Manual de 2025” para orientar o funcionamento dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Desenvolvido com linguagem acessível e layout moderno, o material é voltado a magistrados, servidores e instituições parceiras que atuam na oferta de acesso remoto à Justiça, especialmente em áreas com pouca conectividade.
O manual, elaborado pela Secretaria Judiciária do TRE-MT com base na Resolução nº 508/2023 do CNJ, reúne informações sobre estrutura necessária, regras de funcionamento, links úteis e instruções para acesso a audiências pelo Microsoft Teams.
Os PIDs permitem que cidadãos participem de audiências virtuais e acessem serviços da Justiça Eleitoral, com segurança e privacidade. Os espaços contam com internet, equipamentos, mobiliário e atendimento qualificado.
Capacitação e expansão
Na última sexta-feira (27), o TRE-MT realizou um treinamento on-line com equipes dos PIDs para qualificar o atendimento ao público. Participaram representantes de cartórios extrajudiciais e prefeituras parceiras dos municípios de Sorriso, Boa Esperança do Norte e Nova Bandeirantes, onde os três primeiros PIDs já estão em funcionamento.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com o acesso democrático aos seus serviços, principalmente para populações vulneráveis e em regiões distantes.
O manual está disponível no site oficial do TRE-MT.