Prefeitura promove capacitação sobre atendimento em casos de infarto


 - Foto: Emanoele Daiane
30/06/2025 às 07:45
Redação

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (28) e domingo (29) uma capacitação voltada ao atendimento de urgência em casos de infarto agudo do miocárdio. O treinamento ocorreu no auditório da UNIC Pantanal e foi direcionado a diretores clínicos, coordenadores de saúde, responsáveis técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município.

O objetivo foi fortalecer os conhecimentos técnicos das equipes que estão na linha de frente do atendimento, especialmente em unidades como as UPAs, policlínicas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A capacitação foi ofertada em dois períodos, permitindo que também os profissionais de plantão pudessem participar.

A ação faz parte do Programa SOS Infarto, uma iniciativa do prefeito Abilio Brunini que visa garantir atendimento rápido e eficaz aos pacientes com suspeita de infarto. “Fila zero para salvar o pessoal infartando. O SOS Infarto tá valendo! Qualquer recepcionista de UPA e policlínicas, quando na triagem o paciente alegar sintomas de infarto, envie direto para o eletrocardiograma. Não é necessário nem finalizar a ficha médica. Vamos atender primeiro, depois fazer ficha médica”, declarou o prefeito.

As palestras foram ministradas pelos médicos cardiologistas Dr. Marcos Vinícius, Dr. Danilo Arruda Júnior, Dr. Pedro Alexandre e Dra. Michelle Birtche, especialistas convidados para compartilhar conhecimentos técnicos e atualizações sobre o manejo clínico em casos de infarto.

“Grande parte dos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio entra pela UPA, que é a principal porta de entrada. Por isso, é fundamental que esses profissionais estejam aptos a reconhecer rapidamente os sinais clínicos e realizar os primeiros procedimentos, como o eletrocardiograma (ECG). Caso o exame identifique um infarto com supra de ST, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para o cateterismo primário”, explicou o diretor de Atenção Secundária, Odair Mendonça. 

A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de aprimorar continuamente o atendimento em saúde, garantindo respostas mais rápidas e eficazes nos casos de emergência cardiovascular.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Botafogo demite técnico Renato Paiva após eliminação no Mundial
  • Geral - Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso provam insetos em viagem pela Tailândia
  • Política MT - Fórum debate saúde digital e integração tecnológica em Mato Grosso
  • Política Brasil - Mauro Mendes critica uso de emendas parlamentares por interesse eleitoral
  • Política MT - SUS em MT pode adotar Mounjaro como alternativa à bariátrica, diz secretário
  • Política MT - Abilio anuncia saída de Cuiabá do Consórcio de Saúde e critica gestão
  • Geral - Virginia Fonseca faz romaria em Trindade após separação de Zé Felipe
  • Mato Grosso - Feminicídios crescem 42% em Mato Grosso em 2025
  • Pelando - Geraldo Luís acusa Rodrigo Faro de ter copiado pauta durante passagem pela Record
  • Geral - Jesus Luz e Carol Ramiro celebram 9 anos da filha Malena com clima de união familiar