Cuiabá se prepara para a tradicional Lavagem do Rosário neste sábado (28)
Redação
FESTIVIDADE
A escadaria da Paróquia do Rosário e São Benedito, no coração de Cuiabá, será novamente o cenário de uma das mais marcantes celebrações da cultura afro-brasileira: a Lavagem do Rosário, que acontece neste sábado (28) com uma programação repleta de simbolismo, fé e ancestralidade.
Com o lema “Busquemos a paz. Ancestralidade, nos dê força! Axé.”, o evento terá início às 6h da manhã, com a abertura oficial no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC). Na sequência, será servido um café da manhã coletivo, além das primeiras cerimônias e a preparação dos elementos da caminhada — como vassouras e quartinhas — que serão usados na lavagem simbólica da escadaria da igreja.
A caminhada até a igreja está prevista para sair às 9h, com concentração a partir das 8h15. Durante o percurso, haverá celebrações que unem tradições da religiosidade afro-brasileira com elementos do catolicismo popular, fortalecendo o diálogo entre culturas e crenças.
Às 11h, acontece a tradicional Solenidade da Paz, conhecida como a “soltura das pombas”. Logo depois, às 11h30, será realizada a Lavagem do Rosário, momento mais aguardado da celebração. O encerramento do evento será com um almoço festivo no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir do meio-dia.
A participação é gratuita e aberta ao público. Reconhecida como patrimônio imaterial de Cuiabá, a Lavagem do Rosário é mais do que um ato simbólico: é um encontro de resistência, espiritualidade e valorização da herança afrodescendente.