Sucesso de público e otimismo para o futuro
Redação
FIT PANTANAL 2025
A edição 2025 da FIT Pantanal chegou ao fim neste domingo (8), consolidando-se como a maior feira de turismo do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com público estimado em mais de 70 mil visitantes e a presença de 18 delegações de outros estados, o evento lotou o Centro de Eventos do Pantanal, firmando-se como uma importante vitrine nacional para experiências turísticas, cultura regional e produtos da agricultura familiar de Mato Grosso.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, marcou presença na última noite da feira, visitando estandes, adquirindo produtos artesanais e degustando as iguarias locais. Ele destacou o papel fundamental da FIT como espaço de integração entre produtores e consumidores, especialmente para os pequenos agricultores.
“A feira cresce a cada ano, e é uma satisfação acompanhar essa evolução. O governo do Estado tem orgulho de participar e fomentar essa interação. São 70 mil pessoas circulando aqui, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Pivetta.
Filho de pequenos produtores rurais, o governador reforçou a importância das políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor.
“Eu mesmo fui pequeno agricultor e trabalhei na produção de leite. É gratificante ver tantas famílias tendo a chance de prosperar. Nosso compromisso é oferecer assistência técnica, crédito e apoio institucional para que o produtor possa gerar renda e se manter no campo”, acrescentou.
Além da intensa movimentação no Centro de Eventos, que chegou a ter o estacionamento completamente lotado em alguns momentos, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Junior, celebrou o crescimento da feira.
“Este ano, tivemos mais de 42 municípios expondo, com mais de 300 estandes e 18 delegações de fora do estado. A agricultura familiar foi um grande destaque, com os produtos esgotando rapidamente. Para o próximo ano, queremos ampliar ainda mais: nosso objetivo é abrir espaço para 60 prefeituras”, afirmou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também ressaltou o sucesso da FIT como uma estratégia eficiente para o desenvolvimento regional, geração de emprego e renda. Para ele, o turismo é um importante motor da economia de Mato Grosso.
“Mais uma vez, a feira superou as expectativas. Contamos com quase 50 municípios expondo, um ambiente consolidado para negócios e turismo. O turismo é uma ferramenta poderosa para o crescimento do nosso Estado”, avaliou.
Para a diretora superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brun, a FIT Pantanal é uma conexão essencial entre todos os atores do setor turístico.
“Este evento foi um grande fórum de desenvolvimento e prospecção. Além de apresentarmos nossos roteiros turísticos e gastronomia, conseguimos unir forças para impulsionar ainda mais o potencial do turismo mato-grossense”, concluiu.