Inscrições para o Enem 2025 seguem abertas até 6 de junho
Redação
ATENÇÃO
Estão abertas até o dia 6 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante. O mesmo prazo vale para quem precisa solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social.
O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses três municípios, as provas acontecerão excepcionalmente em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em Belém no mesmo período da aplicação regular.
Inscrição não é automática
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, alerta que quem teve isenção da taxa ou justificou ausência no Enem 2024 ainda precisa se inscrever normalmente. A inscrição não é feita de forma automática. Quem esqueceu a senha da conta Gov.br pode recuperá-la na própria plataforma.
Novidades desta edição
Entre as novidades do Enem 2025, está a possibilidade de usar o exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio, para maiores de 18 anos. Para isso, é necessário informar essa intenção no momento da inscrição. Os interessados precisam alcançar 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação. Participantes do CadÚnico que se encaixem nesse perfil estão isentos do pagamento da taxa.
Outra inovação é a inscrição simplificada para estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio. O sistema já traz os dados pré-preenchidos, sendo necessário apenas confirmar as informações e escolher entre inglês ou espanhol como língua estrangeira. Esses estudantes também estarão isentos da taxa, mesmo que não tenham solicitado isenção anteriormente.
Incentivo financeiro
O programa Pé-de-Meia, voltado para alunos do último ano do ensino médio público, oferece um bônus de R$ 200 aos que comparecerem aos dois dias de prova. Todos os estudantes cadastrados no programa tiveram direito à isenção da taxa de inscrição.
Taxa e pagamento
Para quem não é isento, a taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até o dia 11 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta. O QR Code para pagamento via Pix está disponível no boleto gerado na Página do Participante.
Importância do Enem
Com mais de duas décadas de existência, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sisu, Prouni e Fies. Também é aceito por diversas instituições portuguesas, graças a convênios firmados com o Inep.
Outras informações e orientações podem ser consultadas no portal do Inep, que também disponibiliza uma seção com respostas às dúvidas mais frequentes dos candidatos.