Dia dos Namorados deve movimentar R$ 137 milhões em MT e gera oportunidades para pequenos negócios
Redação
Comércio
Mais do que uma data romântica, o Dia dos Namorados – comemorado em 12 de junho – promete aquecer a economia de Mato Grosso em 2025. Segundo levantamento do Sebrae/MT, cerca de 46% da população deve ir às compras na última grande ocasião comercial do primeiro semestre, com uma estimativa de injeção de R$ 137 milhões na economia local.
Os setores de comércio varejista e serviços lideram o ranking dos mais impactados. Dois em cada três consumidores planejam comprar presentes, com destaque para perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessórios (27%) e flores (16%). Já 13% dos entrevistados pretendem celebrar a data com experiências, como jantares, cinema e viagens. E muitos vão além: combinam produtos com momentos especiais.
Para a analista técnica do Sebrae/MT, Marielly Fonseca, o apelo emocional da data é um grande gatilho para estimular as vendas. “O consumidor tende a gastar mais quando se envolve emocionalmente. Por isso, criar vitrines temáticas, investir em decoração e experiências sensoriais pode ser decisivo para atrair e encantar o público”, afirma.
Embora o ticket médio esperado seja de R$ 430, mais da metade dos entrevistados deve gastar em torno de R$ 350. A pesquisa mostra também que 45% dos casais farão pesquisa de preços antes de comprar, e os principais fatores de decisão continuam sendo a qualidade do produto e as promoções.
A especialista em marketing do Sebrae reforça que apostar em combos e parcerias pode ser um diferencial competitivo. “Restaurantes, floriculturas e lojas de presentes podem se unir para criar ofertas integradas e criativas. Isso amplia o alcance e agrega valor à experiência de compra”, explica.
O estudo revela ainda que 6 em cada 10 consumidores são influenciados por boas promoções – fator que ganha ainda mais peso diante do cenário econômico instável. Mesmo com a movimentação financeira expressiva, a estimativa de crescimento caiu 43% em comparação com 2024. A intenção de compra também teve leve retração de 3 pontos percentuais.
Uma chance para empreender
A diversidade de perfis que celebram o Dia dos Namorados abre uma janela de oportunidades para os pequenos negócios. Produtos personalizados, atendimento cuidadoso e preços acessíveis são trunfos que podem conquistar o cliente local. Segundo o estudo, 40% das compras devem ocorrer na véspera da data, o que destaca a importância de ações promocionais de última hora e uma comunicação eficiente.
Para Jaqueline Trentino, gestora de pesquisas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, a atenção ao cliente pode ser o grande diferencial. “Expandir formas de pagamento e oferecer um atendimento realmente personalizado são estratégias que fortalecem a fidelização e melhoram a experiência de compra”, recomenda.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado por telefone entre os dias 1º e 30 de abril de 2025, com 996 moradores maiores de 18 anos em todo o estado. A metodologia adotada foi quantitativa, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.