Reeducandos de Várzea Grande são certificados em alfabetização pelo Programa Mais MT – Muxirum


12/05/2025 às 08:49
Redação

QUALIFICAÇAO

Alunos do Programa Mais MT – Muxirum, em execução no Complexo de Ressocialização Industrial ‘Ahmenon Lemos Dantas’, em Várzea Grande, foram certificados após concluírem o curso de alfabetização. A cerimônia aconteceu no auditório da própria unidade prisional e contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto, que integra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca promover inclusão social e cidadania por meio da educação.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a administração do sistema prisional.

De acordo com o secretário Cleiton Marino Santana, o programa reforça o direito à educação para todos, incluindo pessoas privadas de liberdade, como forma de ressocialização. Várzea Grande já possui turmas do programa em áreas rurais, residências, associações, igrejas, escolas e também no sistema penitenciário.

A superintendente pedagógica da Smecel, Majô Dias, destacou que as ações pedagógicas são adaptadas à realidade dos reeducandos, promovendo o desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita, linguagem digital e interpretação de textos. A avaliação dos alunos é contínua e considera o progresso individual de cada participante, com bons resultados observados na alfabetização.

Representando o secretário Cleiton Santana na cerimônia, o subsecretário Alexandre Moreno Espindola afirmou que a educação prisional contribui diretamente para a redução da reincidência criminal e a valorização da dignidade humana.

Segundo ele, iniciativas como o Muxirum demonstram que é possível combater as desigualdades mesmo em ambientes de alta vulnerabilidade. “Alfabetizar dentro do sistema prisional é um ato de justiça social e uma ferramenta de reintegração cidadã”, afirmou.

Ao todo, 76 reeducandos foram certificados. A solenidade contou ainda com a presença do diretor da unidade, Daniel Costa; do adjunto do sistema prisional, Marcos Aurélio; da coordenadora de Inclusão dos Povos Migratórios, Layana Queçada Schultz; e da pedagoga Arlene Zeferini.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil