Vacinação nas escolas reforça proteção de crianças e adolescentes em Mato Grosso


10/05/2025 às 07:00
Redação

IMUNIZAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) já aplicou 955 doses de vacinas em crianças e adolescentes por meio da campanha nacional de vacinação nas escolas, iniciada no estado no dia 10 de abril. A ação, promovida em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, reforça um compromisso essencial: proteger a saúde do público infantojuvenil diretamente nos ambientes escolares.

Mais do que uma estratégia logística, levar a vacinação até as escolas é uma medida fundamental de saúde pública. “Vacinar nas escolas é eficaz porque alcança um grande número de crianças e adolescentes em um só local. Isso facilita o acesso à imunização e contribui para aumentar a cobertura vacinal”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

Entre os imunizantes aplicados, a vacina contra a Influenza, que protege contra três tipos do vírus, lidera com 452 doses administradas. Também foram aplicadas vacinas contra poliomielite (VIP – 84 doses), meningite (MenACWY – 76 doses), febre amarela (VFA – 61 doses), papilomavírus humano (HPV4 – 59 doses) e difteria e tétano (DT – 41 doses).

A campanha é um passo decisivo para reduzir o risco de surtos e garantir que crianças e adolescentes cresçam saudáveis. “Vacinar é garantir que nossas crianças cresçam com saúde e com menos riscos de problemas futuros. Além disso, é uma forma de proteger toda a comunidade escolar”, destaca Alessandra.

A superintendente também reforça que a responsabilidade pela vacinação é compartilhada entre o poder público e as famílias. “É fundamental que pais e responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinação dos filhos. As vacinas estão disponíveis gratuitamente pelo SUS e são a melhor forma de prevenir doenças graves e evitar complicações no futuro.”

Com a retomada das atividades presenciais e o aumento da circulação de vírus respiratórios e outras doenças infecciosas, manter a vacinação em dia se torna ainda mais urgente. A campanha continua nos próximos meses com o objetivo de alcançar o maior número possível de estudantes em todo o estado.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Educação estadual vai incluir combate à violência contra mulheres no currículo escolar
  • Mato Grosso - Prefeitura de Cuiabá convoca 16 profissionais da saúde para início imediato
  • Pelando - Yasmin Brunet assume namoro com empresário Ronald Lopes
  • Mato Grosso - Fundos de aval liberam R$ 40 milhões para pequenos negócios em MT
  • Política Mundo - Justiça italiana adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli
  • Política MT - Garcia defende unidade do grupo político para eleição ao Governo de MT
  • Entrevista - David Beckham se pronuncia após acusações do filho Brooklyn
  • Geral - Após assalto, Mário Gomes passa a dormir em estúdio da própria casa
  • Entrevista - Sonia Abrão critica Globo por condução de caso de assédio no BBB26
  • Política MT - Dilmar diz que governo tenta ajustar RGA antes da votação para garantir pagamento em janeiro