Projeto de Pesquisa descobre filmes sobre MT nos EUA


24/04/2025 às 08:09
Redação

Veja!

O projeto de pesquisa “Memória e preservação do cinema e audiovisual em Mato Grosso: acervo, história e cineclubismo” está em importantes discussões nos Estados Unidos. O trabalho de investigação sobre a memória e história do audiovisual levou pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a universidades estadunidenses para conhecer mais sobre a Expedição Mato Grosso, realizada pelo Museu da Pensilvânia em 1931. Inclusive, materiais relacionados à expedição já foram compartilhados com o Cineclube Coxiponés.

A professora Letícia Capanema, coordenadora do projeto de pesquisa, destaca que a viagem mostra aspectos fundadores para o cinema. “O projeto de pesquisa busca realizar investigações acerca da memória e história do cinema e Audiovisual em Mato Grosso. A viagem possibilitou o acesso a materiais de um importante episódio dessa trajetória: a realização da expedição Mato Grosso pelo Museu da Pensilvânia em 1931 que gerou o filme “Matto Grosso: the great brazilian wilderness”, filme esse que tem sido considerado o primeiro documentário sonoro da história do cinema”, relata.

A visita técnica ao  Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia, o Penn Museum, contou com a participação do professor Diego Baraldi para acessar a coleção de objetos, documentos, fotografias e filmes. “Ao ter contato com o amplo acervo de objetos, documentos e fotografias relativos a expedição Mato Grosso e ao filme, pudemos compreender, com mais detalhes, o conjunto de circunstâncias e o tipo de olhar trazido pelos expedicionário que se traduzem em imagens e representações de Cuiabá, Cáceres e arredores e, principalmente, dos povos indígenas que interagiram com a expedição”, explica a professora Letícia Capanema.

Entre os primeiros documentários sonoros do cinema, o longa-metragem mescla registros documentais com reencenações e teve papel importante na construção das representações da natureza e das populações indígenas mato-grossenses no exterior, com a participação do diretor de fotografia Floyd Crosby, além da colaboração de exploradores como Sasha Siemel e George Rawls. O material está sob a guarda do museu vinculado a coleção de Vincenzo Petrullo, antropólogo da Universidade da Pensilvânia que integrou a equipe científica da missão.

Novas descobertas e exibição no Brasil

O projeto de pesquisa também tem como resultado positivo a descoberta de um novo filme produzido na Expedição Mato Grosso. "A visita nos revelou um segundo filme também produzido pela expedição: “The Hoax” (A farsa, 1932), protagonizado por uma criança boe bororo. Os filmes, fotos e documentos serão objeto de estudo dos pesquisadores envolvidos com a pesquisa que poderão agora fazer análises, a partir de diversas perspectivas, do material encontrado", conta a professora Letícia Capanema.

A docente conta que cópias dos filmes, documentos e fotos foram compartilhados pelo Museu da Pensilvânia com o Cineclube Coxiponés. “Nos próximos meses, o Penn Museum nos enviará cópias dos filmes legendados em português em DVD, além de fotos selecionadas e digitalizadas em alta resolução. Estamos prevendo a realização de exibições dos filmes e também uma exposição de fotos e documentos da Expedição Mato Grosso”, finaliza a professora.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Filho de Hortência curte férias românticas com influenciadora na Costa Rica
  • Política Brasil - Deputados aderem à caminhada de Nikolas Ferreira rumo a Brasília
  • Mato Grosso - Licitação para construção de terminais do BRT é declarada deserta em MT
  • Geral - Justiça mantém prisão de ex-servidores investigados por fraude milionária
  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães