Bocardi foi demitido por justa causa após Globo apurar denúncia muito grave, diz colunista
Redação
Babado!
A Rede Globo alegou que a demissão do apresentador Rodrigo Bocardi, de 49 anos, teve como base o "descumprimento de normas éticas". Ele deixou a emissora após 25 anos na semana passada. No entanto, segundo o colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, Bocardi teria sido demitido por justa causa.
De acordo com o jornalista, o Comitê de Auditoria e Compliance e a Comissão de Ética e Conduta da emissora levaram em consideração uma denúncia muito grave contra o apresentador.
Bocardi foi acusado de cobrar de empresas de ônibus, coleta de lixo e de obras públicas para não criticá-las no programa diário. O âncora negou as acusações e está se preparando para processar a Globo.
Ainda segundo o site, a demissão do ex-apresentador do Bom Dia São Paulo também envolveu outro jornalista, identificado apenas por F.
Este profissional seria, supostamente, dono de uma agência de relações-públicas que trabalha para partidos políticos e empresas que prestam serviços para governos. Ele teria trabalhado, inclusive, no gerenciamento de crise do ex-vereador Milton Leite, acusado de ter tido ligações com o crime organizado.
Bocardi é dono de três empresas de comunicação, mas isto a Globo sabia e tolerava. "Em conversas reservadas, tem reagido com contundência e indignação à acusação de que cobraria 'seguro' para não falar mal de políticos e empresas. Argumenta que era o apresentador mais crítico da Globo, que não poupou nenhuma autoridade ou concessionário público, que 'mexeu com todas as feridas'", disse o colunista.
O colunista também afirmou que Bocardi teria argumentado que trabalhava na maior parte do tempo "no improviso", com notícias que acabaram de acontecer. Mas ele não descarta a possibilidade de que terceiros teriam usado seu nome sem autorização.
Após a demissão polêmica, o apresentador insinuou na segunda-feira, 3, que já recebeu propostas de trabalho. Em publicação feita nas redes sociais, Bocardi revelou que "já, já volta".
Demissão da Globo
Segundo a imprensa especializada, o apresentador perdeu o emprego por prestar consultoria a um banco sem informar a empresa. De acordo com a Folha de S.Paulo, Rodrigo Bocardi teria faturado quase R$ 1 milhão com media training e palestras para o Bradesco.
Vale ressaltar que, apesar de ser contratado como pessoa jurídica (PJ), existe um código de ética interno na Globo que precisa ser seguido para garantir a isenção jornalística de seus profissionais e de seus produtos.
Rumores apontam também que Bocardi teria sido desligado por causa de relatos de assédio moral. Entretanto, as informações não passam de especulações. Até o momento, nada sobre isso foi confirmado.
Primeira manifestação após a saída da Globo
Na sexta-feira (31), Rodrigo Bocardi se pronunciou pela primeira vez após sua demissão. O jornalista não deu detalhes sobre os motivos de sua saída, mas afirmou estar com a consciência tranquila.
"Eu quero compartilhar esse sentimento com vocês: tá tudo bem. Não quis deixar passar tanto tempo para dar uma satisfação depois do grande susto de ontem. Vou fazer aqui um depoimento no improviso, da maneira que eu gosto, sem texto, sem nada, para agradecer. Eu só agradeço. Isso é especial [...] Eu tentava ser a voz de todos ali, fazendo críticas contundentes. Muitas vezes, não agradando a todos. É isso que deixa minha consciência tranquila. Bem tranquila. Quero dizer para vocês que vou aparecer mais vezes por aqui. A gente vai falar mais. Não tem essa diferença e, quem sabe, também em outros lugares, dizendo 'bom dia, boa tarde'... Tem um futuro bonito aí. Temos caminhos para percorrer. Fiquem bem."
Fonte: Terra