Canal de Denúncias: Combate à proliferação de mosquitos
Suzana Agnello
Saúde
A proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, Chikungunya e Zika, é uma preocupação crescente em nossa comunidade. Para garantir a saúde e bem-estar de todos, a população pode denunciar terrenos que possam oferecer riscos à saúde pública por meio do canal de ouvidoria.
Recentemente, surgiram denúncias em Várzea Grande, sobre terrenos que apresentam focos de proliferação de mosquitos, mas os órgãos responsáveis, após receberem essas denúncias, não conseguiram acessar os locais nem encontrar os responsáveis. Essa situação é alarmante e reforça a necessidade de um engajamento ativo da comunidade.
Em uma das denúncias, moradores mostram a preocupação em deixar sem acúmulos de água paradas para evitar os focos. "Moro na Floriano Peixoto e todos aqui em casa estamos com chikungunya. Porém, dentro do meu quintal não tem foco de mosquitos. Mas moramos próximo desse terreno." A fala de Sara ilustra como a proximidade a terrenos abandonados pode afetar diretamente a saúde dos moradores.
Para realizar uma denúncia, basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 4142. A equipe da ouvidoria encaminhará sua solicitação para o setor responsável, que tomará as devidas providências. Também é possível enviar um e-mail para ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br, onde sua mensagem será recebida e tratada com atenção.
“Atualmente, estamos aguardando a implementação de um novo contrato de telefonia para o setor de Fiscalização de Postura. Assim que o novo contato estiver disponível, informaremos a população prontamente”, falou Karolini Aguilar, Coordenadora de Fiscalização e Postura, lotada na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
A coordenadora lembrou também a importância da colaboração da população no combate à proliferação dos mosquitos e na proteção da saúde coletiva.