Unemat participa do Ciclo Formativo do Programa Prilei no Ministério da Educação


17/12/2024 às 14:10
Redação

Unemat

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Proeg/Unemat), Nilce Maria da Silva, o diretor de Gestão de Educação Indígena da Proeg, professor Adailton Alves da Silva, e o acadêmico, Cláudio Tapirapé, representaram a Instituição, em Brasília, durante o “2º Ciclo Formativo do Programa Institucional de Fomento e Indução da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei)”, realizado no Ministério da Educação, em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.

O aluno indígena, Cláudio Tapirapé, do curso de Licenciatura em Matemática intercultural indígena da Unemat, em Luciara, representou os estudantes do programa na composição da mesa de abertura. No evento foram apresentados os resultados de implementação da política, assim como as experiências obtidas pelas 12 instituições de ensino superior (IES) que fazem parte do Progrma Prilei e seus respectivos resultados.


Nilce Maria da Silva, Adailton Alves da Silva e ao fundo Cláudio Tapirapé

A Unemat oferta oito cursos pela Rede Prilei sendo Letras, em Jaciara e Juara; Ciências da Natureza, em Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade; Matemática, em Terra Nova do Norte e Pedagogia, em Indiavaí e Vila Bela da Santíssima Trindade. Já o curso Licenciatura em Matemática, exclusivos para indígenas das etnias Canela do Araguaia, Etnias do Xingu, Karajá, Kayapó/Tapayúna, Kayabi, Krenak, Maxacali, Xerente, Panará, Tapirapé e Xavante são ofertados em Luciara. 

Além do estudante Cláudio Tapirapé participaram da mesa a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho;  o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival Martins; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Munhoz e o representante dos coordenadores do Prilei,  professor Amauri Barros. 

As IES envolvidas no evento são as federais de Alagoas (Ufal); de Mato Grosso do Sul (UFMS); do ABC (UFABC) e do Piauí (UFPI); as estaduais de São Paulo (USP); de Mato Grosso (Unemat) e do Piauí (Uespi) e as universidades privadas Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Católica de Brasília (UCB); La Salle (Unilasalle); Católica de Pernambuco (Unicap) e Católica de Santos (UniSantos).

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Deputados aderem à caminhada de Nikolas Ferreira rumo a Brasília
  • Mato Grosso - Licitação para construção de terminais do BRT é declarada deserta em MT
  • Geral - Justiça mantém prisão de ex-servidores investigados por fraude milionária
  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães
  • Mato Grosso - Sefaz apreende carga de R$ 968 mil em fiscalização na divisa com MS