Cuiabá registra mais de 1,5 mil raios em 24h
Redação
Cuiabá
As fortes chuvas que atingiram vários bairros de Cuiabá nesta terça (10) e quarta-feira (11) estavam acompanhadas de muitas descargas elétricas. Segundo os meteorologistas, o número de raios que atingiram a capital nas últimas 24 horas foi de 1.564. Até 8h30 desta quarta-feira, foram registrados 1.487 raios na capital.
Nesta quarta-feira (11), choveu cerca de 39,4mm em apenas uma hora, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). A previsão é de que chova 50mm durante todo o dia, acompanhado de raios e trovoadas - típico da estação.
Chuva forte em Cuiabá — Foto: Gustavo Arakaki
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou um alerta amarelo de chuva entre 20 e 30 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h (veja abaixo as recomendações do Inmet).
As cidades da região foram classificadas pelo instituto como amarelo no grau de risco. Esse é o primeiro grau na escala de gravidade. Veja:
- ???? Amarelo: perigo potencial
- ???? Laranja: perigo
- ???? Vermelho: grande perigo
Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Previsão para dezembro
Boa parte do país deve ter temperaturas acima da média em dezembro. — Foto: Inmet
A previsão para o início de dezembro indica a tendência prevista para o último mês do ano: dias quentes e chuvosos.
Segundo o Inmet, a expectativa é que dezembro tenha chuvas acima da média em grande parte do Norte, nordeste do Mato Grosso. Apesar da chuva prevista, as temperaturas devem ficar acima da média para o mês em grande parte do país.
Recomendações do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigar embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Para mais informações, é possível ligar para a Defesa Civil no telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Fonte: g1MT