Psicólogo revela 5 coisas que seu filho não deve fazer nas redes sociais


24/05/2023 às 09:54
Veja

Embora a idade mínima para ingressar em uma rede social seja de 13 anos (devido à Lei de Proteção e Privacidade Online das Crianças), quase 40% das crianças entre 8 e 12 anos estão nas redes sociais, segundo um relatório britânico com 25 páginas intitulado de "Mídia social e saúde mental dos jovens, divulgado pelo Today.com. Segundo o mesmo relatório, mais de um terço delas usam "quase o tempo todo". Já na faixa etária de 13 a 17 anos 95% dos jovens utilizam redes sociais.

Menino adolescente mexendo no celular (Foto: Carol Yepes/Getty Images) — Foto: Crescer

Menino adolescente mexendo no celular (Foto: Carol Yepes/Getty Images) — Foto: Crescer

O relatório destaca que as mídias sociais não são seguras para crianças e adolescentes e ainda são prejudicais a saúde devido aos riscos de depressão, ansiedade, problemas de sono e distúrbios alimentares. "A mídia social também pode afetar o desenvolvimento do cérebro durante a adolescência, quando as crianças estão formando suas identidades e são particularmente vulneráveis à pressão dos colegas", destaca Emily Kline, psicóloga clínica de Boston, nos Estados Unidos, em entrevista ao Today.com.

Segundo Emily Kline, se não é possível proibir, os pais podem adotar hábitos mais saudáveis ??em relação à mídia social. Ela revela 5 coisas que seu filho não deve fazer nas redes sociais:

 

1. Deixar o perfil aberto

Contas privadas permitem um processo de aprovação antes que as fotos de adolescentes sejam acessadas ou solicitações de amizade e mensagens sejam enviadas. Ao ter uma conta segura, os adolescentes podem questionar-se se conhecem e gostam da pessoa antes de concordar em se comunicar.

2. Publicar conteúdo prejudicial ou embaraçoso

Postar capturas de tela de conversas privadas ou fotos e vídeos embaraçosos de outras pessoas pode se tornar cyberbullying. Antecipar essas situações e promover empatia pode ajudar a evitar que os adolescentes participem de comportamentos prejudiciais.

3. Tratar a mídia social como um espaço "somente para crianças"

Ser amigo de seu filho adolescente nas redes sociais permite uma compreensão melhor de seus hábitos. É uma boa ideia dar uma olhada no feed deles ocasionalmente para identificar conteúdos preocupantes ou contas que devem ser bloqueadas.

4. Acreditar que tudo deve ser registrado

Nem todos os melhores momentos da vida precisam ser registrados ou compartilhados. Ensine aos seus filhos que é importante guardar o telefone em determinados momentos para aproveitar o presente e manter uma parte de suas vidas privada e offline.

5. Não falar sobre mídias sociais em família

Esteja envolvido nas conversas sobre mídias sociais com seu filho, seja perguntando sobre os aplicativos mais recentes, dramas online ou como a mídia social faz parte de suas vidas. Mantenha uma comunicação frequente para entender o raciocínio deles e esteja disponível caso surjam problemas.

 

Fonte: Revista Crescer

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Saída de Barroso abre nova vaga no STF; Lula deve indicar substituto nos próximos meses
  • Entrevista - Cauã Reymond fala sobre saúde emocional durante polêmicas em “Vale Tudo”
  • Pelando - Ex-affair de David Luiz reforça acusações de ameaça e perseguição
  • Geral - Obesidade cresce no Brasil e se torna desafio de saúde pública
  • Brasil - Mauro recebe comenda nacional por avanços de Mato Grosso na alfabetização infantil
  • Entrevista - Por que pessoas trans escolhem a Tailândia para a cirurgia de redesignação sexual
  • Política Brasil - Eraí Maggi projeta vitória de Mauro e Fávaro ao Senado e tenta emplacar sobrinho como suplente
  • Entrevista - Ingrid Guimarães critica falta de reconhecimento das comédias em premiações
  • Entrevista - Bruna Griphao se dedica como musa do Salgueiro e revela rotina intensa
  • Mato Grosso - Exposição “Cores, Traços, Criatividade” une arte entre gerações no Museu da Caixa D’Água Velha