Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (METCI) começa em Cuiabá


24/10/2024 às 13:10
Redação

Unemat

Com o tema "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", teve início a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso e a 16ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), nessa terça-feira (22/10). A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é parceira da MECTI, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), que promove apresentações de trabalhos de estudantes das escolas de diversas regiões do Estado e da Mostra das Universidades. O evento de abertura contou a presença da reitora da Unemat, Vera Maquêa.


Fotos: Deivid Fontes

“O futuro é agora! Mato Grosso é do presente. E Mato Grosso é de vocês. Sejam bem-vindos à 21ª Semana Nacional”, fez as honras o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, anfitrião do evento. O secretário, que vem fazendo um trabalho de articulação entre governo, academia, empresas e organizações sociais, destacou que tem duas autarquias autônomas muito importantes, a Unemat e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), alinhadas com a política estadual que envolve ciência e tecnologia, educação profissional, técnica e superior.


Reitora da Unemat Vera Maquêa, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec e presidente da Fapemat, Marcos Sá

Vera Maquêa, que cumprimentou os presentes e pediu aplausos às cientistas, pontuou que sem educação não se pode construir ciência, tecnologia e inovação. A reitora parabenizou o governo do Estado de Mato Grosso “pelo extraordinário” resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) obtido esse ano, por conta do investimento na educação e falou sobre o compromisso dos educadores com a ciência. “Todos nós que trabalhamos com educação, precisamos motivar, trabalhar e impulsionar a curiosidade. A ciência trata de pessoas curiosas, de pessoas que têm perguntas, de pessoas que querem saber por que as coisas funcionam. E isso a gente só faz com educação”.


Reitora Vera Maquêa

O presidente da Fapemat, Marcos Sá, falou sobre o esforço da gestão Mauro Mendes em fomentar ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso. “Sem contar esse ano, que ainda não fechamos, o governo investiu, através da Fapemat, 113 milhões no ecossistema de pesquisa e inovação. Entregou 4.742 bolsas, entre Iniciação Científica [para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e os projetos específicos provocados] e Iniciação Científica Júnior, que é o Pesquisa e Inovação na Escola”.

O chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que representou o governador Mauro Mendes na abertura, afirmou que o Estado continuará seu processo de industrialização e necessita de tecnologia para ter competitividade. “Indústria não anda sem tecnologia avançada. E como é que a gente alcança a tecnologia? Com conhecimento”. Fábio Garcia ainda parabenizou “o brilhante trabalho que Seciteci, Fapemat e Unemat vêm fazendo pelo conhecimento e pela educação. Mato Grosso está muito orgulhoso do trabalho de vocês”, assim como parabenizou as parcerias com as IES e com as entidades que levam conhecimento a todo o Estado.


Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia

FOMENTO À PESQUISA E INOVAÇÃO

Durante a abertura, a Fapemat lançou dois editais de fomento à pesquisa e inovação: um de mestrado com produto tecnológico e outro de ambientes de inovação. Os editais foram assinados pelos chefe da Casa Civil, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e reitora da Unemat. Juntos, somam mais de R$ 2,6 milhões em fomento tecnológico e de inovação.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso e a Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação são abertas ao público de todas as idades, conta com diversos parceiros, exposições científicas, palestras, premiações, shows, oficinas e competições que visam aproximar o conhecimento científico e a população. O evento, realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, segue até o dia 24, quando serão conhecidos os trabalhos vencedores da Mostra das Universidades.


Foto: Deivid Fontes

SAIBA MAIS

Também estiveram presentes os secretários adjuntos da Seciteci Rodrigo Zanin e Dimorvan Alencar Brescancim; a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci e diretora da Rede InovaMT, Lecticia Figueiredo; o gerente de Educação do Senai, Marcos Vinicíus Ribeiro; o diretor do Sebrae, André Schelini; o vice-reitor da Univag, Flávio Foguel; professores da UFMT, IFMT e UFR, entre outros.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - "O nosso trabalho na educação demonstra que estamos no caminho certo", afirma vice-governador
  • Mato Grosso - Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação
  • Política MT - CRM pede intervenção na Santa Casa por irregularidades em MT
  • Pelando - Simone Mendes e Kaká Diniz são ‘puro love’ em festança em Miami
  • Política MT - Beto Dois a Um propõe criação de Comenda Silva Freire de Literatura
  • Brasil - Maju Coutinho reflete sobre a pressão para ser mãe e revela congelamento de óvulos
  • Política MT - Novas regras para uso de internet, celulares e redes sociais disciplinam servidores no governo
  • Mato Grosso - Mais de 6 mil alunos participam da 3ª Olimpíada da Matemática em Alta Floresta
  • Geral - ‘Ouro’ da Itália, trufa branca pode estar ameaçada por mudanças climáticas
  • Política MT - Governo do estado de MT desativa 9 escolas estaduais; Algumas na capital e em VG