Lúdio cria coalizão com esquerda e “donos do agro” contra bolsonarista
Redação
Eleições
Abílio rebate e associa Lúdio ao atual prefeito de Cuiabá
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), candidato à prefeitura de Cuiabá, conseguiu formar uma aliança inusitada no segundo turno da eleição municipal, unindo setores da esquerda e empresários influentes do agronegócio, tradicionalmente alinhados à direita. A coalizão, que inclui nomes como Elusmar Maggi, do Grupo Bom Futuro, e empresários da construção civil como Marcelo Maluf e Jorge Pires de Miranda, visa derrotar o deputado federal bolsonarista Abílio Brunini (PL).
Lúdio, médico sanitarista e político com trajetória no movimento estudantil e na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, surpreenderam ao chegar ao segundo turno. Em um estado com forte base bolsonarista e vinculado ao agronegócio, o petista articula o apoio de diversos setores, enquanto evita a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro, optando por focar em temas locais. Em sua campanha, ele se posicionou contra o aborto, a legalização de drogas e a "ideologia de gênero", temas centrais da pauta bolsonarista, mas frequentemente usados para atacá-lo.
Abílio Brunini, por sua vez, tem buscado associar Lúdio ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que enfrenta desgaste político. O bolsonarista acusa o petista de incoerência por se aliar aos "barões do agro", após anos de críticas ao setor.
A corrida eleitoral está acirrada, com pesquisas como a Quaest lançada na última quarta-feira (16) apontando um empate técnico. A votação será decidida no próximo domingo (27).