Madrinha Nacional do Parajiu-jitsu, Vírigina Mendes apoia atletas de MT na Grécia
Redação
Esportes
Competidores de Jiu-Jitsu Paradesportivo e Desportivo, composta por atletas e paratletas de Barra do Garças e Canarana, embarcaram, nesta semana, para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em Heraklion, na Grécia, entre os dias 23 e 29 de outubro. O embarque contou com o apoio do Governo do Estado e articulado pela primeira-dama Virginia Mendes, madrinha nacional do esporte.
Os competidores e a delegação participam do evento por meio do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A equipe é acompanhada pelo presidente e vice-presidente da Federação de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMTJJP), Elcirley Luz e professor Mário Edson (Cowboy), respectivamente.
De acordo com o presidente, esta é a maior delegação que Mato Grosso já enviou para fora do país. Ele agradeceu o apoio do Governo do Estado, através da primeira-dama Virginia Mendes, que abraçou a causa ao conhecer o trabalho de inclusão do projeto.
“Na história do desporto e paradesporto, estamos em um momento histórico. É a primeira representatividade em número de participantes mato-grossenses em uma delegação do nosso Estado, e a primeira delegação paradesportiva. Isso só é possível porque a nossa madrinha nacional, a primeira-dama Virginia Mendes, nos dá todo o apoio por meio do Governo do Estado. Essa participação confirma a força e o real interesse do nosso Estado em proporcionar oportunidades. Mato Grosso é o Estado do Agro e da Inclusão. Vamos levar isso para o mundo afora”, ratificou o presidente.
“Nós tivemos uma experiência incrível em Manaus, com total apoio da primeira-dama Virginia Mendes, através do programa SER Família Inclusivo. Eu posso afirmar que estamos vencendo barreiras. Dona Virginia está realizando sonhos que antes pareciam impossíveis. Ela é um exemplo de primeira-dama de Estado a ser seguido”, pontuou Elcirley Luz.
Para a primeira-dama Virginia Mendes, que está prestes a receber o Selo Mundial de Inclusão, é motivo de muita alegria ver os os paratletas conquistando tantos sonhos.
"Enquanto madrinha, me sinto cada vez mais responsável por todos eles. Espero que outras primeiras-damas de outros estados se aproximem da inclusão e dos paratletas que se dedicam ao esporte, que tem salvado vidas e tirado pessoas da depressão. Estou na torcida por todos eles”, disse Virginia Mendes.
“Muitas pessoas com deficiência estão vendo o que está acontecendo com essa equipe, e a partir dessa conquista, irão acreditar que é possível. Essa é nossa missão. Gratidão, dona Virginia! Não existem palavras para tantas coisas boas que a senhora tem feito por nós”, ressaltou o professor Mário Edson.
O secretário de Estado de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, destacou a determinação e a força de vontade da equipe para participar das competições.
“Eu admiro o quanto vocês são persistentes. Muitas mãos trabalharam sob a gestão da nossa primeira-dama Virginia Mendes para que os paratletas e atletas vivessem essa experiência. Quando atuei como atleta, tive a chance de participar das competições; não há ganho maior para ampliar a mente de vocês, entender o mundo que existe de oportunidades. Esse é somente o início”, disse.
“Tenho certeza de que vamos divulgar muito essa ação e inspirar outros estados, que, inspirados pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes, que priorizam o esporte, seja ele o Parajiu-jitsu ou outra modalidade paralímpica, estão inspirando essa transformação em todo o Brasil. Vocês fazem parte da mudança da história daqui para frente”, completou o secretário.
Campeonato Mundial de Parajiu-Jitsu
A equipe de Barra do Garças e Canarana conta com 15 integrantes, entre paratletas e atletas da categoria reversa, que são aqueles que, além de competirem, também auxiliam os paratletas no dia a dia, além da equipe técnica.
Após a primeira etapa na Grécia, uma das etapas para a conquista da vaga do esporte nas Paraolímpiadas, a delegação seguirá para o Abu Dhabi World Championships 2024.
É importante destacar os incentivos dos Emirados Árabes Unidos, presentes em 126 países, por meio das entidades Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF, na sigla em inglês), e a Federação Internacional de Ju-Jitsu ((JJIF, na sigla em inglês).