Formação contínua é vista por professores como vital para a qualidade do ensino e aprendizagem
Redação
Seduc
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) tem se empenhado em proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento profissional de seus educadores. Os investimentos realizados na formação contínua dos professores são evidentes e fundamentais para a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Para a Seduc, a formação contínua não só atualiza os conhecimentos, mas também contribui para a construção de uma pedagogia mais eficaz, engajando os alunos de forma inovadora. Prova disso, foi o salto da 22º posição no IDEB de 2019, para o 8º lugar em 2023.
O secretario e Estado de Educação, Alan Porto, observa que na valorização profissional o Programa da Gratificação por Resultados, que reconhece o desempenho dos educadores em sala de aula concedendo-lhes 14º e até 15º salários, também foi um grande avanço.
“Foi um impacto significativo na motivação dos professores, impulsionando-os a buscarem melhores resultados. Além disso, a GR fortalece o compromisso dos mais de 22 mil professores da rede com a sua formação e com o desenvolvimento de seus alunos”, disse.
Outro importante reconhecimento promovido pela Seduc, na avaliação do secretário, é o Prêmio Alfabetiza MT, que valoriza o trabalho dos educadores na fase crucial de alfabetização. Segundo ele, a premiação não apenas homenageia o esforço das equipes escolares, mas também incentiva a implementação de práticas inovadoras e diferenciadas que potencializam o aprendizado dos alunos.
“Essa valorização é essencial para estimular a paixão pelo ensino e a dedicação ao desenvolvimento dos estudantes. Na edição de 2023, o prêmio recebeu investimento de R$ 8,2 milhões para as 200 escolas selecionadas com base nos resultados das boas práticas”, completou Alan.
A Seduc-MT também investe na entrega de equipamentos tecnológicos para os educadores, uma ação que traz melhorias significativas na prática pedagógica. Com o acesso a ferramentas modernas, os professores conseguem diversificar suas metodologias de ensino, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Essa modernização contribui para a formação de estudantes mais críticos e preparados para os desafios do futuro.
E professores têm expressado suas experiências positivas a respeito das iniciativas da Seduc. Muitos afirmam que se sentem mais valorizados e motivados a trazer mudanças no ambiente escolar. Esses testemunhos são um reflexo do impacto que as políticas públicas têm na vida dos educadores e no futuro das crianças e jovens que eles instruem.
“Ser professor em um cenário tão dinâmico e tecnológico, representa a constante adaptação e aprendizado contínuo. As tecnologias, ao mesmo tempo em que oferecem recursos inovadores para o ensino, também exigem novas habilidades e uma reavaliação constante das práticas pedagógicas”, atesta a professora Thayane Ferreira Matos, da Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza, em Primavera do Leste.
Opinião compartilhada por Sirlei Carvalho Spiess, é professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Cecília Meireles, em Alta Floresta. Para ela, ser professora nos dias atuais é complexo e desafiador, especialmente diante dos avanços das tecnologias.
“O papel do educador vai além de transmitir conhecimento. Ele deve formar cidadãos críticos e autônomos, entregando-lhes ferramentas eficazes para mantê-los engajados”, avalia a professora Jucielly dos Santos Quintilhano, lotada na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, em Cuiabá.
Uma análise que vai de encontro com o que pensa o professor, Alaércio Lemes, da Escola Estadual Cel. Artur Borges, de Rosário Oeste. “Lecionar hoje está muito prático em razão da internet de banda larga nas escolas, Smart TVs e Chromebooks. Tenho a sensação de que, a cada dia, um processo interior renova as nossas responsabilidades e compromissos para garantir mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para nós docentes”, falou.
Jefferson Fiel e professor na Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá e diz que Mato Grosso é um estado agraciado em termos de educação. Para ele, com o apoio recebido, o educador se tornou não apenas um agente de transformação, mas de humanização no ensino.
Kleide Araújo Lima também é professora e atua na Escola Estadual José Ângelo dos Santos, em Barra do Garças. Ela evidenciou a atualização constante como benéfica a professores e alunos. “As capacitações que recebemos da Seduc potencializam a nossa disposição de ensinar e também aprender novas metodologias”, concluiu.