Michelle Bolsonaro reforça o papel da mulher na chapa Abílio-Vânia para o Segundo Turno em Cuiabá


Divulgação  - Foto: Divulgação Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e Coronel Vânia, candidata a vice-prefeita de Cuiabá
17/10/2024 às 21:21
Fabio Luz

Cuiabá

Nesta noite de quinta-feira (17), no Hotel Fazenda de Mato Grosso, em Cuiabá, aconteceu o evento político da chapa Abílio-Vânia para a prefeitura de Cuiabá para o segundo turno com a presença ilustre da presidente nacional do PL Mulher e ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. Embora não haja coletiva de imprensa, o evento teve a cobertura da imprensa.

A comitiva de Michelle Bolsonaro esteve, nesta quinta, em Belém do Pará, passou por Campo Grande e agora, em Cuiabá, vem reforçar o papel da mulher, enquanto uma co-protagonista das políticas voltadas para as mulheres, e também evidenciar que há também mulheres de direita que levantam a pauta da mulher sem cair no esquerdismo tradicional.

Esteve presente no evento para o reforço da campanha de Abílio, além de Michelle, outras importantes mulheres políticas do PL e associados: a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti, a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, entre outras.


Flávia Moretti e Michelle Bolsonaro

A visita da ex-primeira-dama vem à reboque da visita de seu marido e ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ocorrida na segunda-feira (14) como parte da rede de campanha de Abílio para consolidação do seu maior cabo eleitoral para o segundo turno e cravar a sua provável vitória no dia 27 de outubro.

Como de costume nos eventos bolsonaristas, a piscadela aos evangélicos é uma regra, somada a mistura com o patriotismo nacionalista entoado pelo tradicional canto do hino nacional, engendra-se aí receita do bolo que criou um séquito de ardorosos eleitores e fãs bolsonaristas por todo o Brasil. Ao começar com orações e invocações a Deus, ovaciona figura de seu marido, Jair Bolsonaro, e defende seu governo ao dizer que o "justo" governa e alegra o povo, já o ímpio geme, em um aceno crítico ao governo do PT e aos petistas em geral.

Michelle deixa claro seu apoio a Abílio e sua ojeriza pelo PT conforme manda o programa ideológico da direita bolsonarista no Brasil: "Onde tem PT tem desgraça, tem fome, destruição, mentira e retrocesso, mas estamos aqui para falar que, dia 27, é Abilio prefeito". 

Damares também discursou e, após comparar o PT a uma facção criminosa, soltou outra pérola ao exagerar que o Brasil estaria de olhos em Cuiabá, a qual chamou equivocadamente de Campo Grande: "Deixa eu dizer uma coisa hoje: Brasil inteiro está olhando para Campo Grande hoje", afirmou a senadora e logo se corrigiu "Desculpa, Cuiabá, é que eu estava em Campo Grande", corrigiu sorrindo aos espectadores.

A primeira-dama de Mato Grosso teceu elogios a Michelle, destacando-a como um exemplo para as mulheres e reafirmando seu apoio a Abílio.

Marketing Político

Com a nova abordagem em seu programa político com o slogan “Eu sou mulher e estou com Abílio”, Abílio e seu marqueteiro evidenciam que a direita está tentando conquistar sensibilidades ideológicas as quais o outro lado já capitalizou em cima. O grande desafio do PL, todavia, é trazer o assunto à baila, discuti-lo, dar o protagonismo devido à mulher sem contudo ceder aos discursos de praxe da esquerda sobre o tema.

É uma boa maneira de tornar mais amigável e simpática a chapa direitista Abílio-Vânia, a visita da ex-primeira-dama é uma grande tática política por engajar a mulher para o seio do debate público sobre a mulher na política sem necessariamente tocar na questão ideológica feminista – bandeira, em geral, de esquerda, diametralmente oposta ao viés político do Partido Liberal.

A coronel Vânia, candidata a vice prefeita de Abílio, foi recepcionar pessoalmente a ex-primeira-dama do Brasil e mencionou a importância da Michelle em Cuiabá, sobretudo para as mulheres, pois seria ela uma inspiração de mulher engajada e uma figura pública que incentiva mais autonomia de consciência política para a mulher cuiabana.
“É necessário que a mulher se politize e não votar conforme alguém da família vota. A política voltada para mulher precisa ter sensibilidade em empatia para fazê-lo; trazer a Michelle, que é um ícone nacional, nesse sentido é uma honra”, disse a candidata a vice.

Vânia, apesar do perfil militar, demonstra grande sensibilidade e empatia pelas mulheres, mesmo as que estão dentro do aparato militar, e a dor delas com a questão da crescente violência doméstica que assola o país. “A violência é algo nato no ser humano, na sociedade brasileira; nós somos muito impulsivos, todos somos iguais nisso; temos emoções e sentimentos iguais e todos devem ser tratados da mesma forma”. 

Tocar no assunto mulher sem levantar a bandeira feminista pode ser uma área sensível e delicada para a direita no que tange o captar do eleitorado feminino ainda recalcitrante, isto é, as que ainda resistem em votar mais à destra que ao centro e à esquerda, mas, ao mesmo tempo, não é tão difícil se servir do assunto quando o tema, nesta questão, perpassa, por exemplo, a violência doméstica contra as mulheres, que é uma questão ideologicamente neutra e pode ser tratada com tranquilidade por ambos os lados do espectro político. 

"As denúncias de violência doméstica aumentaram e isso para a gente querendo ou não é algo bom porque o Estado só promove política pública se ele tem dados concretos", declara a coronel.

Vale ressaltar que a esposa de Abilio, Samantha Iris (PL), também é um destaque nessa campanha. Ela foi a vereadora mulher mais votada em Cuiabá com essa campanha, alcançando 7.460 votos. Bem como Paula Calil (PL), a quarta vereadora mais votada, com seus 5.460 votos.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Em nova fase de tratamento do câncer, mãe de Isis Valverde desabafa: ‘Caminho até aqui foi duro’
  • Brasil - H1N1: criança morre após surto da doença em escola de Goiás
  • Pelando - Cleo lamenta rótulos sobre mulher bonita: ‘Não posso pensar porque sou gostosa?’
  • Geral - Ozempic reduz risco de overdose por opioides e álcool, aponta estudo
  • Mundo - EUA entra de vez na guerra Israel x Irã ao atacar Houthis no Iêmen
  • Brasil - Davi Brito tem derrota na Justiça e pede habeas corpus para não ser preso
  • Pelando - Liam Payne fez post meia hora antes de morte ser divulgada
  • Pelando - P. Diddy é acusado de ‘estupro de vingança’ por mulher que o ligou à morte de Tupac
  • Mundo - Quem é Han Kang? Escritora sul-coreana vencedora do Prêmio Nobel
  • Geral - Rakuten Viki estreia reality show com idols do K-Pop