Estudantes das escolas estaduais apresentam projetos para banca da 5ª Mostra Científica Steam 2024
Redação
Seduc
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta quarta-feira (16.10) e quinta-feira (17.10), a etapa estadual da 5ª Mostra Científica Steam MT 2024. Uma banca examinadora assiste, em formato online, as apresentações dos 18 grupos de estudantes finalistas representando as 11 Diretorias Regionais de Educação (DREs). O resultado será divulgado na próxima semana.
Foram 61 projetos científicos inscritos no total, onde cada DRE selecionou um por categoria na etapa regional. São duas categorias: a C1 e C2, que representam o ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.
Nesta edição, a premiação do Steam é um tablet para o 1º lugar, um celular smartphone para o 2º lugar e um fone de ouvido para o 3 º lugar de cada categoria. Os professores orientadores dos projetos que ficarem em 1º lugar, nas duas categorias, também serão premiados com tablets.
Todos os projetos devem ser interdisciplinares, ter descrição objetiva dos resultados esperados, causar impactos na comunidade e ser amplamente divulgados.
Os trabalhos concorrentes foram apresentados em formato PDF ou em vídeo no ato da inscrição por meio de formulário, já contendo o resumo da proposta, introdução, objetivos, justificativas e procedimentos metodológicos, além dos resultados e as referências.
De acordo com o edital, os projetos deveriam ser amplamente divulgados, na rede social escolhida para dar visibilidade, o TikTok. Cada vídeo deve ter no mínimo um minuto e no máximo três minutos de duração. O grupo que tiver o vídeo com mais visualizações ganhará três tablets.
Participam do concurso os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas estaduais com iniciativas que envolvam práticas de ciência da natureza, matemática, tecnologias, engenharias e arte. Cada equipe deve conter no máximo três estudantes e um professor orientador cada um.
Steam
A palavra é a inicial das palavras em inglês Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português traduz Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.
O Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.