Com projeto inovador, professora da rede municipal de Várzea Grande é premiada
Redação
Várzea Grande
A professora Juliane Cortez Andrade, da EMEB Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho, da rede municipal de Várzea Grande, vai participar do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva na cidade de Aveiro em Portugal no próximo mês de novembro. Ela é autora do projeto Jogo de Tabuleiro adaptado “Xadrez Tátil” que foi classificado em 2º lugar no concurso Docente Escritor, promovido pela Editora Amado Maker.
O Concurso Docente Escritor selecionou projetos autorais desenvolvidos de maneira autêntica e original para compor um livro de projetos makers com previsão de lançamento no segundo semestre de 2024. Os primeiros autores dos dois projetos melhores classificados foram premiados com a viagem internacional prevista para novembro deste ano.
De acordo com a comissão organizadora, o projeto da professora Juliane Andrade contemplou as seguintes etapas de desenvolvimento: 1 Contextualização da situação - problema ou do desafio; 2. Planejamento; 3. Experimentação e Prototipação; 4. Validação; 5. Compartilhamento dos resultados, se classificando em 2º lugar. Na primeira colocação ficou o projeto da professora Nilza de Fátima Pedro, da cidade de Americana/SP.
A professora conta que, a partir da implantação das salas Maker – implementadas em 10 escolas da rede municipal, foi iniciado um trabalho com os alunos na modalidade “mão na massa”, para que as ideias, criatividade, iniciativas de inovação e inclusão pudessem ser trabalhadas. “A ideia do tabuleiro adaptado tátil surgiu em razão da presença de um aluno com deficiência visual e autismo na classe”, explicou.
Segundo a professora, após pesquisas feitas em sala de aula com a participação de todos os alunos da classe, o projeto foi concebido com a participação dos profissionais do Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande – NET/VG. “A realização desse projeto foi gratificante pois fiquei muito feliz em acompanhar o esforço de todos os alunos que trabalharam em equipe para promover a empatia e a inclusão daqueles que possuem alguma deficiência”, revelou.
A professora Juliane Cortez Andrade é efetiva da rede municipal de Várzea Grande, lecionando para alunos do 3º ano da EMEB Jaime Veríssimo de Campos desde 2021.